Estudantes do ensino médio criam jogos educativos em inglês

Num mundo onde brinquedos eletrônicos e digitais atraem muito a atenção das crianças, os tradicionais jogos de tabuleiro parecem ter perdido espaço no imaginário infantil. Mas sempre existe uma esperança e o melhor de tudo é que neste caso estamos falando de um divertido projeto pedagógico, desenvolvido pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio: o TEACHING TOY.

Sob a orientação do professor de inglês, Pipo Coutinho, os estudantes foram reunidos em grupos e tiveram a missão de construir um jogo pedagógico que estimulasse o aprendizado do vocabulário inglês, porém sem fazer uso de nenhuma tecnologia. 100% dos brinquedos foram construídos de forma artesanal pelos estudantes, com destaque para o manual de instruções bilíngue inglês/português, que proporcionou uma autodidática aos estudantes do Fundamental I para poderem brincar com os jogos.

A fim de dar conta do desafio, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio utilizaram todo o segundo trimestre para construir e testar os jogos para a certificação de funcionalidade. Foi então que, na segunda semana de agosto, as 3 turmas do 1º ano se dirigiram até a Praça das Palmeiras para a aplicação do projeto com os 3ºs e 4ºs anos do Fundamental I do período matutino. Os estudantes do Fundamental I formaram pequenos grupos para jogar os diversos brinquedos, sob a orientação dos estudantes criadores dos jogos.

Foi uma hora de muita diversão e aprendizado, sem o uso de qualquer tecnologia e o melhor: tiveram a oportunidade de aprender ou relembrar o vocabulário inglês em diversos temas, tais como animais, cores, frutas, profissões, partes do corpo etc.

“Foi incrível a dedicação e a integração de todos os estudantes, envolvendo 6 turmas (3 do Ensino Médio e 3 do Fundamental I). Todo o objetivo foi alcançado, pois percebemos a paciência, o carinho e a dedicação dos alunos adolescentes brincando e ensinando os menores, doando um tempo precioso de para a partilha do ensino-aprendizado”, afirma o professor Pipo Coutinho, autor do projeto.

Ao final, cada turma do Ensino Médio (1º ano) presenteou uma turma do Fundamental I (3º e 4º anos) com os brinquedos criados, totalizando 24 doações. A intenção é que daqui em diante a professora do Fundamental I possa continuar com a aplicação do projeto em dias alternados, relembrando e fixando o vocabulário através dos jogos.

 

IMG_2293    IMG_2294

 

IMG_2295    IMG_2296

 

IMG_2298    IMG_2302

 

IMG_2310    IMG_2312

 

IMG_2317    IMG_2318

 

IMG_2323    IMG_2325