Mostra da Solidariedade movimenta alunos, famílias e comunidade

Dia 30 de abril foi um sábado mais que especial para alunos, pais, professores e comunidade. Isso porque foi realizada a primeira edição da Mostra da Solidariedade da CNEC Joinville. O evento nasceu do tema pedagógico “É semeando que se colhe! Sou voluntário! Eu ajudo! Quero participar!” e teve como principal objetivo reunir, valorizar e incentivar as ações de voluntariado de pais, estudantes, professores e funcionários da Unidade CNEC Joinville.

Para viabilizar o projeto, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio desenvolveram atividades de solidariedade e voluntariado. Orientados pelos professores, os estudantes organizaram ações para conhecerem e apoiarem entidades que prestam serviços sociais. Organizaram campanhas para arrecadar doações, fizeram visitas às entidades para compartilhar experiências, prepararam lanches e até revitalizaram patrimônio.

Os projetos envolveram ações com idosos, crianças, animais e pessoas doentes ou em situação de risco. Segundo o coordenador pedagógico, Prof. Alexandre Ari Monich, “Os estudantes superaram as expectativas dos professores e da própria escola. Com o apoio dos pais e da comunidade, mobilizaram pessoas para se comprometerem com os projetos. Crianças do 6º ano confeccionaram bilhetes, entraram em contato com entidades, entrevistaram profissionais e agentes sociais para construírem seus projetos. Já estudantes do Ensino Médio desenvolveram programas que resultaram em compromisso de desenvolver ações ao longo do ano com as entidades.”

E não para por aí. Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I também mostraram que têm o coração solidário, unindo as comemorações do Dia da Figura Materna à Mostra da Solidariedade. Junto com suas mamães e figuras maternas, os pequenos colaboraram trazendo donativos para as entidades participantes. Além disso participaram de oficinas nas quais pintaram toalhas de lavabo, de rosto e de cozinha; decoraram canecas de plástico, kits escovação e fronhas. E enfeitaram caixas e latas para a organização de materiais escolares.

A Mostra da Solidariedade contou com a presença das entidades: APAE, Associação Renascer, Casa Divina Misericórdia, Casa Lar Emanuel, Casa Marta e Maria, CEI Recanto dos Querubins, Fundação Padre Fachini, GASP, Lar São Miguel, Lar Betânia e Projeto Manu Pets. Parabéns a todos os envolvidos!

Foto5    Foto6

 

Foto4    Foto3

 

Foto1    Foto2